O Brasil é um dos maiores produtores de proteína animal, e o maior exportador de carne bovina do mundo. A atividade pecuária de corte contribui nos aspectos econômicos e sociais, além das questões tecnológicas, para o desenvolvimento do agronegócio no país e na formação do PIB Brasileiro. De acordo com a ABIEC (2019), o valor movimentado pela pecuária de corte cresceu 8,3% em 2018, gerando mais de R$ 597 bi no ano.
A atividade pecuária brasileira está sob permanente atenção de pesquisadores, ativistas e outros stakeholders, dada sua importância e influência na geração e emissão de carbono, por conta do tipo de atividade. A cadeia de valor da carne bovina no Brasil vem passando por mudanças em sua estrutura de governança, influenciada principalmente por demandas de grandes frigoríficos e de seus clientes no exterior, e por questões sociais e ambientais advindas de outros stakeholders, e que impactam diretamente nas práticas agropecuárias do país (SCHNEIDER, 2015).
As iniciativas multi-stakeholder podem ser definidas como formas de governança colaborativa que envolvem principalmente empresas e organizações da sociedade civil que atuam em conjunto para encontrar uma abordagem comum para problemas complexos que afetam direta e indiretamente a todos eles (ROLOFF, 2008; DENTONI; BITZER; SCHOUTEN, 2018). As iniciativas multi-stakeholder podem ser um meio para que as empresas atinjam objetivos que não são somente econômicos, ou não são necessariamente econômicos, mas atendem a interesses sociais e ambientais, regionais e nacionais (SCHOUTEN; GLASBERGEN, 2012).
Poucos trabalhos acadêmicos têm destacado a importância das iniciativas multi-stakeholder como uma forma alternativa de governança nessa cadeia de valor. Com este projeto de pesquisa pretende-se dar continuidade às pesquisas de campo realizadas no período de doutorado e avançar nos estudos sobre as iniciativas multi-stakeholder e a governança na Cadeia de Valor da Carne Bovina no Brasil.

 

Participante: Luis Carlos Schneider (Coordenador)

 

Período de vigência do Projeto: Início em 18/11/2019 Final em 18/11/2021.