A universidade é reconhecida por exercer as funções de ensino, pesquisa e extensão, de forma indissociável, não sendo simples reprodutora, mas essencialmente criadora de conhecimento que pode promover mudanças sociais e fomentar o desenvolvimento socioeconômico de um país. No entanto, o papel social das universidades tem suscitado discussões acerca da relevância social (WOOD JUNIOR, 2017). Neste contexto, sabendo que as escolas de negócios desempenham um papel essencial na economia e na sociedade, criando valor através de pesquisas teóricas e aplicadas, faz-se imperioso indagar: qual o impacto social das pesquisas a nível de mestrado e doutorado, realizadas nos anos (2010 a 2017), nos programas de excelência em Contabilidade no Brasil? Parte-se dos pressupostos que: i) se as instituições universitárias (IES) são centros de produção de conhecimento de excelência, têm condições de proporcionar ou alavancar potenciais mudanças sociais; ii) as escolas de negócios fazem parte de um ambiente regulado, em que a prioridade do órgão avaliador/regulador (CAPES) não é a aplicação do conhecimento, portanto, a maior parte do conhecimento que é produzido, não tem aplicação gerencial imediata. A metodologia consiste no levantamento das produções ao nível de mestrado e doutorado realizadas na última década, ou seja, entre os anos de 2010 a 2017, nos oito programas de pós-graduação que atingiram conceito de excelência na última avaliação realizada pela CAPES (avaliação quadrienal 2017). A partir desse mapeamento, as pesquisas serão classificadas em dois grupos: aquelas em que os autores afirmam ou declaram oferecer contribuições para a ciência, isto é, pesquisas de cunho essencialmente teórico, e as que oferecem uma contribuição prática para a área de negócios. As pesquisas de cunho prático são objeto de análise por meio de contato com o proponente da pesquisa, pessoal ou por meio de questionário, para identificar a contribuição que seu estudo proporcionou para a área de negócios.

 

Participantes: Geovana Alves de Lima Fedato (Coordenadora - UNEMAT); Vanessa Martins Pires (Pesquisadora – FURG); Sabrina Trejes Marengo (Pesquisadora UNISINOS)

 

Vigência do projeto: 01/05/2018 a 01/05/2021.